O Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes, Efetua a instalação, a configuração e manutenção de redes informáticas e dos equipamentos de apoio à estrutura de redes, procedendo à implementação dos níveis de segurança adequados, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.
|
- Efetuar a instalação, configuração, gestão e manutenção de redes informáticas e equipamentos de redes, tendo em conta as técnicas e procedimentos subjacentes à arquitetura, ao planeamento e projeto de redes, de forma a garantir o seu correto e seguro funcionamento.
- Instalar, configurar e gerir redes informáticas, otimizando o funcionamento dos protocolos de redes estabelecidos, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados à criação de configurações robustas e seguras;
- Proceder à instalação, configuração e manutenção de topologias de rede, com recurso a cablagem UTP, fibra ótica, redes sem fios e outras tecnologias disponíveis para a criação de infraestruturas físicas e lógicas adequadas, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados;
- Instalar, configurar e gerir redes ponto-a-ponto ou cliente-servidor, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados;
- Instalar, configurar e efetuar a manutenção de equipamentos de redes, nomeadamente, routers, switches, NICs servidores e outros periféricos de rede, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados.
- Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, serviços (e-mail, web, proxy, firewall, etc,) sistemas operativos (baseados em Windows ou Linux) e utilitários, de acordo com as necessidades das organizações e dos seus utilizadores a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.
- Instalar e configurar computadores isolados (standalone) ou ligados em rede e os principais tipos de periféricos e proceder à sua manutenção, com vista a assegurar o correto funcionamento dos equipamentos informáticos em geral, de acordo com as suas características e especificações técnicas;
- Instalar, configurar, parametrizar e gerir sistemas operativos (baseados em Windows e Linux), configurar e administrar serviços (e-mail, web, proxy, etc,) utilitários e programas em rede local, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados, com vista a assegurar o correto funcionamento dos mesmos.
- Configurar, administrar e utilizar software de gestão de redes informáticas, administração de contas de utilizadores e servidores de rede, nomeadamente, impressão (print server), Web e e-mail.
|